C.E.I. Irmã Odélcia

 

   HISTÓRICO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRMÃ ODÉLCIA LEÃO CARNEIRO

    A Fundação Maçônica Manoel dos Santos – FMMS é uma instituição de caráter comunitário, educativo e filantrópico com missão bem definida: “Contribuir para a melhoria e a evolução sócio - cultural do ser humano” e é responsável pela administração de diversos projetos sociais. Entre os objetivos da UNISER estão: desenvolver a autoestima, a capacidade criadora e integradora, intensificar a integração e a cooperação dos indivíduos nos agrupamentos sociais onde estão inseridos, criar um estado de conscientização fraternal e solidário visando o bem comum.

    A FMMS fundada há 33 anos, lançou em 2008 a pedra fundamental da Universidade do Ser – UNISER dando inicio a construção deste grandioso projeto arquitetônico e social onde, em sua primeira etapa entregue a comunidade no dia 25 de setembro de 2009, funciona o Centro de Educação Infantil “Irmã Odélcia Leão Carneiro”, situada na Rua Claudino José de Carvalho nº.:160 no bairro Shopping Park. Escola privada FILANTRÓPICA, Atualmente atende 171 crianças na faixa etária entre 4 meses a 5 anos e 11 meses.

    O C.E.I. Irmã Odélcia Leão Carneiro se baseia em princípios éticos, na responsabilidade social de que a sociedade tem, por obrigação, de formar bons cidadãos. Acreditamos que a formação de uma boa sociedade se inicia na educação e na preservação da infância. A escolha da localidade foi baseada em pesquisas de demanda por Centro de Educação Infantil (creche) num dos bairros mais carentes de Uberlândia.

    A FMMS tem um Conselho Diretor do Triênio 2014 – 206 composto por 01 presidente, 02 vices e diretores, sendo o diretor responsável pelo os Centros de Educação Infantil da Fundação é o Diretor de Assistência Social Senhor José Antero Borges, O C. E. I. Irmã Odélcia Leão Carneiro tem uma equipe de 30 profissionais, são: 11 professoras (08 regentes, 01 eventual, 01 de aulas especializa), 09 educadoras infantis (08 em salas e 01 eventual), 03 cozinheiras, 01 pedagoga, 04 auxiliares de serviços gerais, 01auxiliar administrativo e 01 coordenadora Administrativa Educacional.

    A Instituição tem como proposta uma ação pedagógica centrada na criança, um sujeito ativo, orientada por um mediador, seja este um educador, as outras crianças ou a família, irão construir seu conhecimento respeitando as características individuais e as etapas do seu desenvolvimento. A aprendizagem é considerada um processo de construção e que se dá através da interação dinâmica da criança com o objeto, pois através da ação de tocar, ver, explorar, manipular o objeto é que o conhecimento é abstraído pela criança.

    O Centro de Educação Infantil “Irmã Odélcia Leão Carneiro”, parte do pressuposto de que é brincando que a criança ordena o mundo a sua volta, assimilando experiências e informações, sobretudo incorporando atividades e valores, sendo a arte, um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, objetivos sociais, através do qual ela reproduz e recria o meio circundante, expressando-se com liberdade, visando à formação integral da criança.

    Tendo em vista a evolução no processo funcional da instituição de educação infantil, o projeto visa alcançar o fornecimento de uma educação respaldada no âmbito exigido pela LDB e As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil atendendo a constante busca da qualidade na Instituição em questão. Através do planejamento almeja-se nortear e instrumentalizar os profissionais do C.E.I. Irmã    

    Pretendemos legitimar como ideal de ação, partindo de um consenso que procure atender as reais necessidades da comunidade, dos docentes e discentes dentro de uma premissa de Escola Cidadã na linha de trabalho Sócio Interacionista, fundamentado e embasado nos atuais teóricos da Educação Infantil.

    Odélcia Leão Carneiro e as famílias atendidas pela Instituição, afim de que sejam possibilitadas a adquirir conhecimentos acerca de aspectos relacionados ao desenvolvimento global das crianças atendidas, tais como os sociais, psicológicos, cognitivos, físicos e afetivos, o que contribui para a formação de cidadãos centrados, criativos, críticos e capazes de construir relações com o exercício de julgamentos sensatos e justos.

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